Skip to main content

Design de Comunicação e Audiovisual

Design de Comunicação e Audiovisual

Design de Comunicação e Audiovisual

Design de Comunicação e Audiovisual

Design de Comunicação e Audiovisual

Licenciatura

Licenciatura

Licenciatura

Licenciatura

Licenciatura

Candidaturas

No IPCB funciona o Gabinete de Acesso ao Ensino Superior, onde são prestados todos os esclarecimentos acerca do acesso ao ensino superior. Abaixo encontra um conjunto de informações importantes, assim como os contactos do gabinete.

Horário de funcionamento: Segunda a Quinta – das 9:30 às 12:00 e das 14:30 às 16:30 || Sexta – das 9:30 às 12:00 (encerra de tarde)

Sobre o Curso

De forma genérica, o grau de licenciado é conferido aos estudantes que demonstrem possuir conhecimentos e capacidade de compreensão numa determinada área de formação, saber aplicar e compreender os conhecimentos adquiridos, capacidade de resolução de problemas, construção e fundamentação da sua própria argumentação, capacidade de tratamento de informação e comunicar informação, ideias, problemas e soluções.
A formação fomenta igualmente o prosseguimento de estudos para um segundo ciclo em Design Gráfico ou Produção Audiovisual para os Novos Media.

A licenciatura em Design de Comunicação e Produção Audiovisual surge em 1999 com a designação de Licenciatura bietápica em Artes da Imagem (3 anos de Bacharelato + 2 anos de Licenciatura), com os ramos Design Gráfico e Design de Multimédia e Audiovisuais. Em 2007, o ciclo de estudos foi reorganizado de acordo com o processo de Bolonha, adotando a designação de Licenciatura em Design de Comunicação e Produção Audiovisual.
O ciclo de estudos está estruturado em seis semestres, três anos curriculares, o primeiro de formação de base, o segundo teórico-prático e o terceiro ano eminentemente prático, numa clara tentativa de fundamentar, consolidar e aplicar conhecimentos e competências em design de comunicação, mais concretamente nas áreas do design gráfico, da multimédia e dos audiovisuais.

Objetivos

Desenvolvimento da criatividade e da imaginação, aliado à capacidade de análise e exploração dos materiais, processos e novas tecnologias capazes de dar respostas adequadas e inovadoras face aos problemas suscitados pelo mundo actual.

Pretende-se a formação de quadros nas áreas específicas do Design Gráfico, Multimédia e Produção Audiovisual, capazes de integrar estúdios de design gráfico, agências de publicidade, editores e gabinetes de criação de imagem de empresas.

Saídas Profissionais

Director Criativo
Designer Gráfico
Designer Multimédia
Operador de Imagem
Editor de Vídeo
Realizador de TV

Plano Curricular

1º Semestre

Unidades curriculares Tempo de trabalho Créditos
Total Contacto
História da Arte I 108 TP: 45; 4
Teoria e Prática do Design 108 TP: 45; 4
Tecnologias do Design 108 TP: 45; 4
Fotografia 108 TP: 60; 4
Captação e Edição de Imagem I 81 TP: 45; 3
Design de Comunicação 81 TP: 45; 3
Linguagem e Produção de Texto em Design 108 TP: 45; 4
Comunicação e e Perceção Visual 108 TP: 45; 4

2º Semestre

Unidades curriculares Tempo de trabalho Créditos
Total Contacto
Tipografia 108 TP: 45; 4
Design Editorial 108 TP: 60; 4
Captação e Edição de Imagem II 108 TP: 60; 4
Design de Interfaces e Usabilidade I 108 TP: 45; 4
História da Arte II 108 TP: 45; 4
Estudos de Composição 135 TP: 60; 5
Desenho 135 TP: 60; 5

1º Semestre

Unidades curriculares Tempo de trabalho Créditos
Total Contacto
Grafismo Audiovisual 81 TP: 45; 3
Produção Gráfica 108 TP: 45; 4
Design de Identidade Visual 108 TP: 45; 4
Modelação 3D 108 TP: 45; 4
Guionismo 108 TP: 45; 4
Edição e Pós-produção 108 TP: 45; 4
Laboratório de Som 81 TP: 45; 3
Publicidade e Marketing 108 TP: 45; 4

2º Semestre

Unidades curriculares Tempo de trabalho Créditos
Total Contacto
Design de Interfaces e Usabilidade II 108 TP: 45; 4
Design de Comunicação Integrada 135 TP: 60; 5
Laboratório Multimédia I 108 TP: 45; 4
Animação 3D 108 TP: 60; 4
Laboratório Audiovisual I 135 TP: 60; 5
História do Design de Comunicação 108 TP: 45; 4
Opção 108 TP: 45; 4

1º Semestre

Unidades curriculares Tempo de trabalho Créditos
Total Contacto
Design de Interfaces e usabilidade III 135 TP: 45; 5
Design de Informação 108 TP: 60; 4
Gestão da Produção em Design de Comunicação e Audiovisual 108 TP: 45; 4
Laboratório Multimédia II 135 TP: 60; 5
Laboratório Audiovisual II 108 TP: 60; 4
Media Digitais 108 TP: 45; 4
Ilustração e Design de Personagens 108 TP: 45; 4

2º Semestre

Unidades curriculares Tempo de trabalho Créditos
Total Contacto
Design de Embalagens e Exposições 108 TP: 60; 4
Vídeo Experimental 108 TP: 60; 4
Projeto de Animação 108 TP: 60; 4
Projeto em Design de Comunicação e Audiovisual 486 OT: 20; 18

Plano de Estudos

Corpo Docente

Prof. Adjunto, Doutor

Ana Sofia Marcelo

Prof. Adjunto Convidado, Doutor

Ana Mena

Prof. Adjunto Convidado, Especialista

Neel Naik

Bachelor em Architecture, CEPT University;
Master em Arts, University of Bristol.
Prof. Adjunto, Licenciado

Carlos Reis

Prof. Adjunto, Doutor

Madalena Ribeiro

Licenciado em Matemática, Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra;
Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa.
Prof. Adjunto Convidado, Especialista

Isabel Castro

Professora Convidada da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa; Título de Especialista em Design de Comunicação (CNAEF 213); Licenciada em Design de Comunicação da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa; Sócia fundadora da Flúor Design, mais de 15 anos de experiência profissional nas áreas do design de identidade, editorial, packaging, entre outras áreas do design gráfico.
Prof. Coordenador, Doutor

Daniel Raposo

Doutor em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa; Mestre em Design, Materiais e Gestão do Produto pela Universidade de Aveiro; Licenciado em Design de Comunicação e Técnicas Gráficas, Variante Design Gráfico e Publicidade pelo Instituto Politécnico de Portalegre.
Prof. Adjunto, Doutor

João Machado

Prof. Adjunto, Especialista

Miguel Ferreira

Prof. Coordenador, Doutor

Fernando Raposo

Prof. Adjunto Convidado, Doutor

Mafalda Almeida

Doutorada em Ciências da Comunicação e Documentação:
Elaboração de Produtos Audiovisuais (UEx). Diploma de estudos Avançados (DEA): Comunicação Audiovisual e Publicidade – Comunicação Empresarial e Institucional (UEx). Mestre em Tecnologia Multimédia – Perfil de Design (FEUP). Licenciada em Design de Comunicação e Técnicas Gráficas (ESTGP). Bacharelato em Engenharia da Comunicação e Técnicas Gráficas (ESTGP). Inicia o seu percurso ligado ao ensino em 2002, por meio do Ensino Técnico Profissional, passando pelo Ensino de Especialização Tecnológica, terminando como Professora Assistente dos cursos de Licenciatura em Design de Comunicação e Design de Animação e Multimédia, na ESTG do Instituto Politécnico de Portalegre. Presentemente é Professora Adjunta convidada na ESART do Instituto Politécnico de Castelo Branco. E, Professora Auxiliar convidada na FAL da Universidade da Beira Interior.
Prof. Adjunto, Especialista

Pedro Motta da Silva

Licenciado em Media Production, Universidade Nova de Lisboa;
Master em Multimédia and Audiovisuais Business Administration, no ISC – Saint Louis.
Prof. Adjunto, Especialista

Isabel Marcos

Licenciada em Comunicação Social da Universidade da Beira Interior.
Prof. Adjunto, Doutor

Ricardo Silva

Mestrado em Arte, Património e Restauro, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Licenciado em História da Arte, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa;
Assistente Convidado, Licenciado

Lionel Louro

Prof. Adjunto, Doutor

João Neves

Assistente Convidado, Mestre

Rogério Ribeiro

Prof. Adjunto Convidado, Licenciado

Rui Monteiro