
Nova geração de músicos
Rafael Nunes em destaque na estreia do Ensemble de Saxofones da ESART
Data
03/07/2025
Para além da interpretação de peças de Antonín Dvořák (Serenade, Op. 44), e Vincent d’Indy (Chanson et Danses), o concerto do Ensemble de Saxofones da ESART-IPCB, promovido a 3 de julho no auditório do Conservatório Regional de Castelo Branco (CRCB), incluiu a estreia absoluta de Dimensions, de Rafael Nunes, finalista do curso de licenciatura em Música – Variante de Instrumento (Acordeão) na Escola Superior de Artes Aplicadas, na classe de Paulo Jorge Ferreira.
Depois da apresentação, no 17º Síntese – Festival de Música Contemporânea, de Fragmentos, dedicada ao Fragmentos Ensemble, em 2022 Nonsense, obra para acordeão e eletrónica premiada no concurso Nano Músicos Eletroacústicos, do Festival DME, tendo o jovem compositor sido também laureado no Troféu Mundial de Acordeão e em duas edições do Folefest.
Com direção musical do maestro Carlos Canhoto, o Ensemble de Saxofones da ESART-IPCB levou a cabo o seu recital de estreia em 2023. Atualmente, a formação é composta pelos músicos David Felgueiras (soprano), Patrícia Lopes (soprano), Carolina Martins (alto), Daniela Calisto (alto), Paulo Pires (tenor), Raquel Alexandre (tenor), Cláudia Cruz (tenor) e Beatriz Pena (barítono), estudantes da Escola Superior de Artes Aplicadas, a que se juntaram neste concerto Pedro Severino (alto) e Tomás Fialho (barítono), da Escola Profissional do CRCB.