março 2022
Este projeto pretende implementar o conceito que foi intitulado “Swoption” em Castelo Branco. Esta iniciativa começou na Alemanha e rapidamente se alastrou por vários países, ganhando diferentes variações. O conceito consiste num ponto de troca onde se encontram caixas/armários, as pessoas colocam os objetos que já não utilizam e podem levar outro. Embora esta iniciativa já exista noutros países, a é pouco conhecida devido à falta de publicidade, pelo que um dos objetivos deste projeto é a divulgação através de formas de comunicação adequadas e de forma consistente e integrada. Assim, este projeto tem ainda por objetivo a criação de um protótipo de aplicação, assim como um website, uma identidade visual e o desenvolvimento de suportes publicitários como cartazes, flyers e redes sociais para uma efetiva divulgação. Como resultado, um protótipo da Swoption é implementado e dinamizado em Castelo branco, através da disponibilização de uma caixa disponível para a colocação/recolha/troca dos produtos pela população, sendo que a dinâmica é divulgada de forma efetiva através de diversos elementos comunicacionais, de forma integrada e concisa. Por outro lado, o desenvolvimento do projeto possibilitou a aplicação e consolidação do conhecimento e das competências adquiridas ao longo da licenciatura em Design de Comunicação e Audiovisual, especialmente nas áreas de Design Gráfico e Multimédia.
Desenvolvido por
Beatriz da Costa
Valentina Brunner
Valentina Brunner
Âmbito
Licenciatura 3º ano / Projeto Final de Curso
Orientadores
Prof.ª Maria Ribeiro
Prof.º Ricardo Correia
Prof.º Ricardo Correia