O atual trabalho que aqui se apresenta insere-se no âmbito da unidade curricular de Projeto Final de Design de Interiores e Equipamento, lecionado na Escola Superior
de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
A realização do meu projeto direciona-se para a vertente do Design de Interiores, com vista ao aprofundamento de conhecimentos acerca do mesmo, pondo em prática com isto os meus conhecimentos adquiridos no âmbito académico. A razão pela qual escolhi esta vertente sucede-se de forma a adquirir novos conhecimentos além dos de mais adquiridos, pôr em prática os já obtidos e ainda o contacto com o público e com o espaço, levando-me a obter um conhecimento desconhecido até então e ajudandome a desenvolver experiência para a realização de futuros projetos como designer.
Com isto, como proposta para o Projeto mencionado acima, tenciona-se projetar a reabilitação de um edifício com origem no século XIX projetado pelo arquiteto
português Raúl Lino, situado na zona de Abrantes, distrito de Santarém. O edifício Palacete Soares Mendes do século XIX, que se ambiciona abordar é considerado Património Municipal e, tendo esta dimensão municipal, tenho em vista a rentabilização da propriedade pública, propondo a concepção de um espaço para Turismo Rural.
Este projeto tem também em vista, a preocupação de contribuir para a resolução de algumas patologias associadas, como a resposta aos demais que pretendem visitar a cidade e as zonas envolventes e reviver a zona histórica da cidade de Abrantes. Com o passar do tempo, este edifício perdeu a sua funcionalidade, isto é, no século XIX e posteriormente era uma habitação unifamiliar, em tempos também já teve uma loja numa zona à parte da habitação, contudo pertencente ao edifício e, entretanto,está inativo. O Palacete está dividido em dois pisos, um piso térreo e um piso superior e o projeto passará pela realização dos dois pisos com zonas distintas, uma vez que no piso térreo teremos zonas comuns e sociais e no piso superior zonas privativas e uma zona comum.
A proposta desenvolvida divide-se em dois pisos: um piso térreo com zonas comuns e sociais, tais como: receção, zona de funcionários, zona de refeições com serviço de pequeno-almoço, copa, instalações sanitárias, arrumos e sala de jogos. No piso superior estão propostos 6 quartos e uma pequena zona de estar com capacidade para 18 pessoas, e estando suportado por 6 funcionários, distribuídos pela receção, zona da copa e arrumos. É um espaço que se foca no clássico, na essência da arquitetura de Raúl Lino juntamente com elementos mais vigentes.

Desenvolvido por

Rita Rosado

Âmbito

Licenciatura 3º ano / Projeto Final de Curso

Orientadores

Prof.ª Liliana Neves
Prof. Nelson Antunes

Entrega

junho 2024