julho 2024
O presente relatório visa a documentar o desenvolvimento do projeto final, que tem como base conteúdos das unidades curriculares desenvolvidas ao longo destes três anos de Licenciatura de Design de Comunicação e Audiovisual, que consiste numa nova abordagem de um conto popular, com recurso à realidade aumentada.
Os principais objetivos do projeto em questão, são o desenvolvimento das seguintes componentes: Criação de animações 2D que possam ser visualizadas em realidade aumentada, com o intuito de maximizar a imersão na literatura. A obra em questão, será publicitada nas diversas redes sociais.
Através do incremento na obra da realidade aumentada, serão realizadas animações, que serão disponibilizadas através de um código QR. Todas as animações em AR (Realidade Aumentada) serão por fim testadas, para uma melhor usabilidade por parte do leitor.
Quanto à obra, depois de adaptada, será impressa e cosida manualmente, visto que se trata de uma obra física.
Em suma, com base nos conhecimentos obtidos durante o curso de Design de Comunicação e Audiovisual, tendo como base fundamental as unidades curriculares de Design de Interfaces e Usabilidade, Ilustração, Design Editorial, Produção Gráfica, Design de Comunicação e Design de Identidade Visual, as ilustrações visam a dar uma proximidade entre o leitor e a obra. Já a paginação será decidida através da narrativa, com a distribuição do texto e das ilustrações.
Será ainda criada uma identidade visual para a mesma, para poder ser utilizada em redes sociais e futuramente no website. Quanto à sua divulgação, esta será feita nas diversas redes sociais onde serão feitas publicações do mesmo e ainda terá o reforço de um vídeo promocional.
Desenvolvido por
Diana Louro
Shelsea Abreu
Âmbito
Licenciatura 3º ano / Projeto Final de Curso
Orientadores
Prof.º João Cabral