julho 2021
O projeto desenvolvido tem como objetivo responder às necessidades de comunicação da uma empresa portuguesa do setor agroalimentar denominada MEPS. O projeto surge como uma oportunidade lucrativa para ambas as partes (estudante e empresa) na medida em que o setor da comunicação é muitas vezes posto de lado por parte de pequenas e médias empresas, devido ao custo elevado que um departamento de comunicação exige, e desta forma (projeto final de curso) não têm que investir e o estudante tem oportunidade de experienciar um exercício mais profissional.
A MEPS, apesar de ser uma empresa fundada por volta de 1920, não apresentava uma comunicação que apelasse a um público definido, não possuía uma identidade visual coerente e os seus meios de comunicação digital estão desfasados com a tecnologia atual, por isso foi necessário, através de uma metodologia, criar uma nova forma de comunicar, coerente que unifique os meios de comunicação.
Foi necessário fazer uma análise dos concorrentes da marca, desde concorrentes mais diretos até casos de inspiração, bem como a análise da própria marca atual, de modo a determinar quais os aspetos da comunicação a alterar, a manter, quais as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades a explorar, ajudando assim a definir o conceito e posicionamento da marca.
Tendo o posicionamento bem definido foi possível desenvolver alguns esboços da marca gráfica. Esboços esses que posteriormente seriam melhorados até chegar a uma opção de marca gráfica melhor, que por sua vez, seria testada em termos de visibilidade.
Com a marca gráfica selecionada, também se selecionaram os restantes elementos da identidade visual como texturas, cores, formas, fontes, 5º elemento, imagética e grafismos, organizados na forma de stylescape.
Após a definição da identidade visual, foi desenvolvido o manual de normas, como forma de normalizar as aplicações que se seguiram, como as embalagens de produtos, mockup de website, merchandising, catálogo de produtos, fardamento, frota automóvel e estacionário. Também foi necessário desenvolver as artes finais para a impressão das aplicações, e respetivos custos, que juntamente com os custos da mão de obra, totalizaram o preço do projeto, caso este fosse pago e aplicado.
Desenvolvido por
Jorge Ribeiro
Âmbito
Licenciatura 3º ano / Projeto Final de Curso
Orientadores
Prof.º Doutor Daniel Raposo