A exposição MOVE! - Mostra de Instalações interativas, apresenta um conjunto de instalações multimédia interativas, por alunos do mestrado em Produção para Média Digitais e da licenciatura em Música Eletrónica e Produção Musical da ESART – IPCB, em vários espaços da ESART, no decorrer da DEM Week – Semana do Design de Comunicação e Media Digitais.
São explorados diversos formatos e tecnologias para o desenvolvimento de projetos de média digitais interativos, reunindo elementos gráficos, sonoros e audiovisuais com foco na interatividade e no processamento em tempo real de gráficos, imagem e som.

Desenvolvido por

António Carrasco, João Ramalho, Virgínia do Carmo, Sebastião Rocha, Diogo Marques, Beatriz Rodrigues, João Pedro Santos, Beatriz Moura (MPMD)

André Rocha, Carlos Carvalho e Ricardo Palma, Rui Rodrigues (MEPM)

Âmbito

Mestrado em Produção para Média Digitais / Licenciatura em Música Eletrónica e Produção Musical

Organizado por

Prof. Doutor Rui Dias

Entrega

abril 2023

João Ramalho (MPMD)

“The Dark Sound of the Moon”

Toda a gente tem um lado sombrio, até mesmo esta rocha espacial que nos persegue a vida toda sem nos mostrar o seu.
Esta instalação explora de uma forma sonora com auxílio visual, o som lunar através de uma mixórdia de sons que são alterados consoante o lado e fase da lua que está a ser observado. É uma espécie de sintetizador lunar onde foram utilizados sons das primeiras missões à lua e sons completamente abstratos.

Diogo Marques (MPMD)

Entity

Uma espécie de portal é encontrado numa sala, é sólido, intransponível. Como vidro. Emana uma luz branca e brilhante. Sobre um fundo turvo, uma “forma” dança com movimentos fluidos. Parece viva. Quando contacto humano é feito, uma resposta visual aparece sobre o fundo branco. A forma entra em “pânico”, não lhe agrada. O que era uma forma abstracta, calma e mesmorizante, é agora um ser inquieto e nervoso. À medida que o tempo passa, parece crescer o gosto pela nossa presença. A abstração é substituída por uma esfera reconhecível e o movimento frenético por uma mímica pacífica dos nossos movimentos.

António Carrasco (MPMD)

Polimórfico

O som é um elemento essencial nas nossas vidas, encontramo-lo por toda a parte, até no silêncio ele está presente, no entanto, não o conseguimos ver. Esta instalação pretende dar forma ao som, através de um visual polimórfico que se transforma consoante a intensidade do som.

Virgínia do Carmo (MPMD)

Reperlinear

1. Repercurssão; 2. Delinear; Designação dada à representação gráfica do delineamento das nossas ações cujas repercussões são marcadas e definidas pela passagem do tempo. Toda a ação é motivada pela passagem do tempo, tanto a sua existência como a sua passagem e assim como num ciclo, as ações que temos nas nossas origens alimentam as ações do nosso futuro.