fevereiro de 2019
Da Identidade ao Branding: caso de estudo Aromas do Valado
O projeto que aqui se desenvolveu teve como principal objetivo entender como se pode assegurar a coerência entre a Identidade Visual de uma pequena empresa com a sua Identidade de Marca, considerando os requisitos dos mercados em que opera. Para tal escolheu-se a “Aromas do Valado”, uma empresa que se dedica principalmente a fabricar perfumes e produtos de higiene e cosmética com certificação biológica, que desenvolve a partir da extração dos óleos essenciais obtidos das plantas autóctones da região onde está situada, o território do Geopark Naturtejo. Considerou-se que a forma mais efetiva de proceder será utilizando uma metodologia de investigação mista, tanto intervencionista como não intervencionista, e com base qualitativa. No caso da investigação não intervencionista utilizou-se o método de estudo de caso, enquanto que na intervencionista a abordagem foi a de caso de estudo exploratório onde se desenvolveu, depois de analisar a empresa ao nível da sua identidade, identidade visual corporativa e estratégia de comunicação, um projeto de melhoras da marca existente e a criação de uma nova para a linha de produtos comercializados pela empresa.
Desenvolvido por
Ricardo Correia
Âmbito
Mestrado em Design Gráfico / Projeto Final de Curso
Orientadores
Prof. Doutor Daniel Raposo Martins
Prof. Dr. Fernando Jorge Matias Sanches Oliveira