A presente investigação tem como objetivo descrever e analisar um estágio curricular na empresa Megapublicidade, a partir do qual se equacionou a utilização de Metodologias Ágeis para otimização do processo de Design, utilizando métodos que pudessem agilizar o processo de trabalho bem como a produtividade da equipa, impulsionando uma maior organização e rapidez na conceção dos projetos, respondendo às necessidades dos clientes. Procurou-se compreender o fluxo de trabalho da Megapublicidade através dos projetos desenvolvidos em contexto de estágio, e avaliar se de facto, este projeto investigativo contribui para a otimização dos processos de design. A realização do estágio teve como principal objetivo a entrada no mercado de trabalho, adquirindo experiência a nível profissional e também pessoal. Conquistando novas aprendizagens e autoconhecimento através da interação com a equipa profissional, desenvolvimento de projetos reais e do contacto com o cliente. Para este estudo foram selecionadas as metodologias intervencionistas e não intervencionistas, de base qualitativa. Numa primeira fase aplica-se a metodologia não intervencionista dedicada à análise e recolha de informação sobre o tema com base em livros, relatórios ou outros documentos defendidos por diversos autores. Numa segunda fase aplica-se a metodologia intervencionista, a investigação ativa, onde se desenvolve o estágio na Megapublicidade, realizando diversos projetos de design gráfico. Através da avaliação do enquadramento teórico, da experiência na Megapublicidade e do objeto de estudo, procurou-se comparar os métodos ágeis ao fluxo de trabalho da empresa e de que forma poderiam ser melhorados. Com base nas suas semelhanças, foram criados princípios orientadores para o processo de desgin, procurando comprovar a relevância e importância desta investigação.

Desenvolvido por

Laura Oliveira

Âmbito

Mestrado em Design Gráfico / Relatório Estágio

Orientadores

Prof.º Doutor João Neves
Prof.º Isabel de Castro

Entrega

junho 2023