A presente investigação tem como objetivo descrever e analisar um estágio curricular, na qual apresentou um estudo de caso, que consistiu no Design e na Gestão de Projetos, ou seja, pretendeu-se criar, um método que não só impulsionasse a produtividade da equipa, mas que demonstrasse os contributos que o design de comunicação possibilita na produção de projetos de curta duração. Pretendeu-se ainda compreender, da melhor forma o método do design criativo e avaliar se de facto, este projeto potencia e contribui para o processo do resultado final de um projeto coerente. Com isso a investigação partiu do tema que tem como ponto de partida, os projetos que foram desenvolvidos durante o contexto de estágio curricular, num atelier de design de comunicação visual, Alba Design, permitindo assim retratar uma visão mais próxima, detalhada e verídica de todo processo envolvido, desde a etapa dos primeiros esboços à implementação dos produtos finalizados. A realização do estágio teve como principal objetivo a aquisição de experiência a nível pessoal e profissional, através da realização de projetos reais e contato direto com os clientes e acima de tudo com o atelier. Para este estudo propôs-se uma metodologia de natureza mista de base qualitativa, sendo que, em simultâneo com a realização do estágio, fez-se a análise e recolha de informação sobre o tema, o qual se aplicou uma metodologia não intervencionista de base qualitativa, revisão de literatura. com base em matérias teóricas, metodologias e modelos defendidos por outros autores, publicações e experiências pessoais da autora. Para além da investigação inserida numa metodologia não-intervencionista, houve também uma investigação ativa com metodologias mistas (intervencionista e nãointervencionista) realizada em contexto de estágio no atelier ALBA Design, durante sete meses, sobre o qual se observaram e manipularam matérias relativamente ao Design de Comunicação, tendo-se - respetivamente - observado o fluxo de trabalho interno, as metodologias aplicadas e as falhas/oportunidades dentro do atelier em questão, e realizado projetos de diversas naturezas. Através da avaliação do Estado da Arte, do comportamento da agência ALBA e do Estudo de Casos, procurou-se comprovar a pertinência e importância desta área nas organizações e particulares, sejam de design ou não.

Desenvolvido por

Andreia Carvalho

Âmbito

Mestrado em Design Gráfico / Relatório Estágio

Orientadores

Prof.º Doutor João Neves

Entrega

junho 2021