julho 2023
O presente projeto centra-se no desenvolvimento de uma estratégia de comunicação integrada para a Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior e o desenvolvimento de uma marca que albergasse os dois dos produtos da fileira do olival da Beira Interior com Denominação de Origem Protegida: os Azeites da Beira Interior e a Azeitona Galega da Beira Baixa. O Projeto pretende contribuir para a valorização dos respetivos produtos, tendo sido adotada uma metodologia de trabalho onde o processo passou por identificar a problemática e recolher e analisar dados, aplicar uma metodologia de estudo de casos, fundamentar teoricamente a área em estudo e, partindo da análise aos estudos prévios, definir uma estratégia de comunicação, marca gráfica e a identidade visual associada à instituição. Dos resultados alcançados, considera-se que o Projeto tem potencial de aplicação, podendo constituir-se como uma ferramenta de comunicação ativa para a promoção e valorização de produtos autóctones, particularmente do Azeite da Beira Interior e da Azeitona Galega, bem como para o reconhecimento do papel da Associação de Produtores da Beira Interior, através da melhoria dos processos de comunicação com os produtores, clientes e demais stakeholders que atuam na fileira do Azeite a nível nacional e internacional.
Desenvolvido por
Henrique Gigante
Âmbito
Licenciatura 3º ano / Projeto Final de Curso
Orientadores
Prof.º Doutor João Neves