maio de 2015
A Marca no Contexto das PMEs Estudo de Casos no Setor Alimentar
A marca no contexto das Pequenas e Médias Empresas é um tema com relevância, para a área do Design de Comunicação, embora não tenha recebido o interesse de muitos investigadores, aparentemente mais centrados para a realidade das Grandes Empresas. Dada a representatividade das PME's no tecido empresarial português, julgou-se importante um estudo sobre o seu recurso ao design. Considerou-se que um estágio permitiria recolher dados úteis à investigação, por permitir um contato direto entre um atelier de design e as empresas da região. Permitiu ainda saber de que modo o próprio conceito de gestão de marca nas PMEs difere dos conceitos convencionais, utilizados pelas grandes empresas. Além disso, a realização do estágio foi uma mais valia, uma vez que fez parte de um processo de aprendizagem, fundamental para a inserção no mundo laboral. O estágio realizou-se na Playme Studio, uma empresa localizada em Castelo Branco. Para esta investigação, recorreu-se a uma metodologia mista. Fez-se um estudo literário através de seleção, análise e síntese de informação em livros, revistas, artigos e sites específicos e pertinentes e também em investigações anteriores. Recorreu-se a uma metodologia qualitativa não intervencionista. Durante o estágio a metodologia foi intervencionista ativa, pois foram desenvolvidos projetos práticos. Em termos de investigação não intervencionista, foram aplicados questionários a algumas PMEs, do setor agroalimentar, do Distrito de Castelo Branco, com a finalidade de confrontar os resultados de estudos anteriores com a realidade desta área geográfica. Os questionários foram complementados por uma entrevista a um gestor de uma empresa líder na sua atividade, de modo a permitir detalhar uma realidade específica que passa pelo recurso ao design enquanto fator estratégico.
Desenvolvido por
Fátima Jacinto
Âmbito
Mestrado em Design Gráfico / Projeto Final de Curso
Orientadores
Prof. Dr. Daniel Raposo Martins