Miguel Nuno Marques Carvalhinho é Professor Adjunto de nomeação definitiva de Guitarra Clássica na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Com uma vasta experiência na área do ensino e da performance musical, tem dedicado a sua carreira ao aperfeiçoamento técnico e à divulgação da guitarra clássica e da Viola Beiroa, tanto a nível nacional como internacional.
Doutorado pelo Departamento Interfacultativo de Música da Universidad Autónoma de Madrid (2023) e pelo Departamento de Didáctica Expresión Musical, Plástica y Corporal da Universidad de Extremadura (2011), ambos com classificação "Sobresaliente a la Unanimidad cum Laude". Concluiu ainda o Diploma de "Estudios Avanzados" com classificação "Sobressaliente" na Universidad de Extremadura (2006). A sua formação inclui, entre outros, o reconhecimento das habilitações francesas ao nível de licenciatura pela Universidade de Aveiro (1999), um Diploma de "Perfectionnement" pelo Conservatoire National de Région d’Aubervilliers – La Courneuve (1996) e um Curso Superior de Guitarra Clássica sob orientação de Alberto Ponce no Conservatoire d’Aubervilliers - La Courneuve (1995).
Com uma carreira de destaque na direção e coordenação de projetos artísticos e educativos, Miguel Carvalhinho foi fundador e diretor artístico do Grupo Chapéu Preto (1994-1997) e do Festival de Alpedrinha (2000-2007), bem como fundador e diretor pedagógico da Casa das Artes – Conservatório Regional de Música da Golegã (2001-2002). Entre 2013 e 2020, desempenhou funções de coordenador e diretor em projetos de revitalização da Viola Beiroa, assumindo igualmente a presidência do Conselho Técnico-Científico da ESART-IPCB (2016-2020).
Atuou como professor em diversas instituições de ensino vocacional e superior, incluindo o Externato Capitão Santiago de Carvalho, o Conservatório Regional de Castelo Branco, a Escola de Música do Choral Phydellius de Torres Novas, a Academia de Música de Tomar, a Escola Profissional de Artes da Beira Interior, entre outras. Desde 2003, é professor adjunto de guitarra na Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB.
Miguel Carvalhinho tem uma carreira consolidada como concertista, tendo atuado a solo e em formações de Música de Câmara em países como Portugal, Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Holanda, Guiné-Bissau, Guiné-Conacri, São Tomé e Príncipe, EUA e Canadá. Trabalhou com múltiplos músicos e grupos de renome, incluindo Custódio Castelo, Cristina Branco, Moscow Piano Quartet, entre outros.
A sua presença na comunicação social inclui participações em estações como RTP, SIC, TVI, France 3, Mezzo, Antena 1 e Antena 2. No âmbito discográfico, participou em vários projetos, incluindo "Viola Beiroa", "Espiral" (guitarra solo – Universal Emarcy), "Canção para Carlos Paredes" (com Luísa Amaro), "A Voz das Cerejas" (com Custódio Castelo e Margarida Guerreiro), "Post-Scriptum" (Cristina Branco), entre outros.
A sua trajetória profissional reflete uma profunda dedicação ao ensino, à performance e à promoção da guitarra clássica e do património musical português.
Previous PostSelecionado para Orquestra de Jovens Gustav Mahler e Ensemble Orquestral da Beira Interior
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok