Skip to main content

Miguel Carvalhinho-pt

Prof. Adjunto, Doutor

Miguel Carvalhinho

migcarva@ipcb.pt

Miguel Nuno Marques Carvalhinho é Professor Adjunto de nomeação definitiva de Guitarra Clássica na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Com uma vasta experiência na área do ensino e da performance musical, tem dedicado a sua carreira ao aperfeiçoamento técnico e à divulgação da guitarra clássica e da Viola Beiroa, tanto a nível nacional como internacional.
Doutorado pelo Departamento Interfacultativo de Música da Universidad Autónoma de Madrid (2023) e pelo Departamento de Didáctica Expresión Musical, Plástica y Corporal da Universidad de Extremadura (2011), ambos com classificação "Sobresaliente a la Unanimidad cum Laude". Concluiu ainda o Diploma de "Estudios Avanzados" com classificação "Sobressaliente" na Universidad de Extremadura (2006). A sua formação inclui, entre outros, o reconhecimento das habilitações francesas ao nível de licenciatura pela Universidade de Aveiro (1999), um Diploma de "Perfectionnement" pelo Conservatoire National de Région d’Aubervilliers – La Courneuve (1996) e um Curso Superior de Guitarra Clássica sob orientação de Alberto Ponce no Conservatoire d’Aubervilliers - La Courneuve (1995).
Com uma carreira de destaque na direção e coordenação de projetos artísticos e educativos, Miguel Carvalhinho foi fundador e diretor artístico do Grupo Chapéu Preto (1994-1997) e do Festival de Alpedrinha (2000-2007), bem como fundador e diretor pedagógico da Casa das Artes – Conservatório Regional de Música da Golegã (2001-2002). Entre 2013 e 2020, desempenhou funções de coordenador e diretor em projetos de revitalização da Viola Beiroa, assumindo igualmente a presidência do Conselho Técnico-Científico da ESART-IPCB (2016-2020).
Atuou como professor em diversas instituições de ensino vocacional e superior, incluindo o Externato Capitão Santiago de Carvalho, o Conservatório Regional de Castelo Branco, a Escola de Música do Choral Phydellius de Torres Novas, a Academia de Música de Tomar, a Escola Profissional de Artes da Beira Interior, entre outras. Desde 2003, é professor adjunto de guitarra na Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB.
Miguel Carvalhinho tem uma carreira consolidada como concertista, tendo atuado a solo e em formações de Música de Câmara em países como Portugal, Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Holanda, Guiné-Bissau, Guiné-Conacri, São Tomé e Príncipe, EUA e Canadá. Trabalhou com múltiplos músicos e grupos de renome, incluindo Custódio Castelo, Cristina Branco, Moscow Piano Quartet, entre outros.
A sua presença na comunicação social inclui participações em estações como RTP, SIC, TVI, France 3, Mezzo, Antena 1 e Antena 2. No âmbito discográfico, participou em vários projetos, incluindo "Viola Beiroa", "Espiral" (guitarra solo – Universal Emarcy), "Canção para Carlos Paredes" (com Luísa Amaro), "A Voz das Cerejas" (com Custódio Castelo e Margarida Guerreiro), "Post-Scriptum" (Cristina Branco), entre outros.
A sua trajetória profissional reflete uma profunda dedicação ao ensino, à performance e à promoção da guitarra clássica e do património musical português.