
ESART-IPCB de regresso à Lisbon Fashion Week
Inês Almeida mostra coleção na ModaLisboa
Data
24/09/2025
A mestranda da Escola Superior de Artes Aplicadas apresenta a 3 de outubro, no Pátio da Galé, a coleção “Armar a Tenda”. Produzidas com materiais reaproveitados, as seis peças que irão desfilar na 65.ª edição da ModaLisboa, no âmbito do concurso Sangue Novo, serão acompanhadas por uma composição musical do colega Luís Pacheco.
No dia 3 de outubro, a partir das 18 horas, o Pátio da Galé serve de palco a Inês Almeida e a outros oito novos talentos do design de moda, entre os quais serão escolhidos os finalistas do concurso Sangue Novo, integrado no ModaLisboa| Lisboa Fashion Week.
Interessada sobretudo na produção de moda, na joalharia e no design conceptual de roupa e acessórios, a jovem de 26 anos, natural do Porto, encontra-se a frequentar o segundo ano do mestrado em Design de Moda na Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Politécnico de Castelo Branco (IPCB).
Depois do ensaio, numa mobilidade Erasmus na Faculdade de Design de Liubliana (Eslovénia), com um coordenado à base de enchimentos e edredões, o portefólio da estudante estreou-se com a coleção de roupa e linha de acessórios “Sair da Casca”, projeto final de curso de licenciatura. Sátira ao descontentamento e incerteza permanentes da sociedade portuguesa inspirada no 25 de Abril, no movimento Surrealista Português e nas revistas Orpheu e Portugal Futurista.
Na capital, Inês Almeida prepara-se agora para apresentar a coleção “Armar a Tenda”, composta por seis coordenados – dois em estreia absoluta e quatro já exibidos no desfile ESART Moda. Materiais reaproveitados como tendas, sacos-cama, mantas e lençóis, mas também lenços, cachecóis e até isolamento térmico à base de alumínio dão forma à proposta em que a designer privilegia a ligação entre formas e padrões, e cujo tema é a desinformação que inflama a opinião pública.
A partir das consequências sociais e políticas das fake news e das perspetivas distorcidas, a reflexão estende-se a realidades mais cruas da vida na cidade, como é o caso dos sem-abrigo. Na passerelle, conta de novo com uma composição do açoriano Luís Pacheco, aluno do segundo ano da licenciatura em Música – variante de Música Eletrónica e Produção Musical, também na ESART-IPCB, na qual este volta a explorar os ruídos que remetem para os elementos indesejados e ignorados da paisagem urbana.
Tendo como missão descobrir e promover jovens talentos, bem como contribuir para o desenvolvimento da moda de autor nacional, a 65.ª edição do ModaLisboa decorre entre 1 e 5 de outubro, reunindo desfiles, conferências, ateliês, mentoria e exposições num evento destinado maioritariamente a um público profissional.
Nos últimos anos a participação habitual dos estudantes da ESART-IPCB na Lisboa Fashion Week estendeu-se ao Sangue Novo, plataforma de experimentação de ideias e amadurecimento de novas linguagens que culmina na atribuição do Prémio ModaLisboa x IED (programas de mestrado em design de moda ou marketing de moda no Istituto Europeo di Design em Roma e Milão) e do Prémio ModaLisboa x Burel Factory (residência criativa com acompanhamento técnico da marca). Ambos os galardões contemplam ainda duas bolsas, assegurando a representação dos vencedores na Showpress.