
IPCB na tertúlia musical da RTP1
Guitarristas da ESART
em “Casa d’Amália”
Data
12/01/2026
Custódio Castelo e um grupo de estudantes da classe de guitarra portuguesa da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Politécnico de Castelo Branco (IPCB) foram os convidados da última edição do programa “Em Casa d´Amália”, da RTP1.
Gravado em dezembro e transmitido no passado dia 9 de janeiro, o episódio (disponível aqui) dedicado àquele instrumento juntou mestre e discípulos para uma conversa em torno do ensino académico da guitarra portuguesa, com destaque para o pioneirismo da ESART-IPCB, e o modo como, desde 2008, a instituição e o meio cultural albicastrense têm vindo a moldar a carreira destes e de outros jovens músicos.
Em cima da mesa – onde não faltaram outras guitarras, os discos e os livros – estiveram ainda a transição para os palcos profissionais, a importância de inovar na composição e os trabalhos já lançados por estes virtuosos do cordofone português.
Para além dos temas “Guitarra Triste”, “Por Minha Conta”, “Talvez Um Dia”, “Amália” e “Adeus”, o alinhamento incluiu a interpretação ao vivo de originais não só do professor da ESART-IPCB – “Velho Fado de Lisboa” e, a abrir e fechar o episódio, o já clássico “Ventus” –, mas também dos antigos alunos da licenciatura em Música – Variante de Instrumento e de mestrado em Música – Especialização em Guitarra Portuguesa presentes: “Choro do Marquês” e “Nova Chula do Povo”, de Ricardo Silva; “Tear” e “Matilde”, de Rui Poço; e “Dimensão”, de Bruno Chaveiro, habitualmente responsável pelos acordes do genérico do programa.
Fados, chulas e cante alentejano acompanhados pelo ensemble de guitarras portuguesas e pelas vozes de José Geadas e Joana Teixeira, a única do grupo ainda a frequentar a primeira formação superior centrada neste instrumento.
Conduzido por José Gonçalez e emitido às sextas-feiras à noite na RTP 1, “Em Casa d´Amália” inspira-se nos serões em que a diva do fado recebia na sua casa em Lisboa, na Rua de São Bento, poetas, cantores, pintores, músicos e atores para tertúlias noite fora.
Já em estúdio, o formato semanal da televisão pública junta autores e compositores para, num registo informal, partilharem memórias, vivências ou saberes sobre cultura, história e atualidade.
Créditos: Em Casa d’Amália/Facebook (foto), RTP (imagens)




















