Performance em Ambientes Digitais no Museu Cargaleiro em Castelo Branco

Na comemoração do 33º aniversário da Fundação Cargaleiro, será possível através de projeções de vídeo e de simulações de realidade virtual, os visitantes podem não só interagir com os quadros do pintor, como também viajar e sonhar com animações gráficas e efeitos de luzes mapeados na obra “Repeating ceramic relief, 2006” de Manuel Cargaleiro ao som de música jazz do álbum “Bassab – EddySlap project”com os músicos, Eddy Slap, Dinis Cabral e Luís Lapa, tema Funky-Chunky.

Investigação desenvolvida pelos mestrandos Henrique Lourenço, Juliano Caetano e Tatiana Gonçalves, com a coordenação dos professores João Cabral e João Neves da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Referência à obra

“série dos sete painéis, realizados em 2006 e apresentados na exposição comemorativa dos seus oitenta anos, intitulada Manuel Cargaleiro: 7 propostas para a Arquitetura (Lisboa, Museu Nacional do Azulejo, 16 Mar. 2007-24 Jun. 2007). Estas obras, que reinterpretam padrões ancestrais e a aplicação de volumetrias à cerâmica de revestimento, evocam trabalhos anteriores do artista, como o revestimento parietal da estação de metro de Champs-Élysées–Clemenceau, em Paris, onde, em 1995, já inseria painéis monocromáticos, a branco, com figuras geométricas elementares (quadrados, triângulos e losangos) ligeiramente relevados.”

Roque, M. I. (2010). Uma obra de arte na UCP [painel de Cargaleiro]. Lumen Veritatis: Boletim Da Sociedade Científica Da Universidade Católica Portuguesa.

Museu Cargaleiro em Castelo Branco

31 Jan 2023