DOComentar – N2 – A Estrada que nos Une – 18 nov ’24
DOComentar – N2 – A Estrada que nos Une
No dia 18 de novembro, às 18h, no Auditório I da Escola Superior de Artes Aplicadas, foi exibido o documentário N2 – A Estrada que nos Une, com a presença do realizador Fernando Centeio.
O documentário, que explora a riqueza cultural e histórica da Estrada Nacional 2, foi recentemente distinguido com seis prémios no Finisterra Brasil Film Art & Tourism Festival 2024.
Biografia Fernando Centeio
Produtor de Cinema Activo, fundou a produtora e distribuidora ZULFILMES em 2010, produzindo essencialmente filmes documentais, a sua grande paixão depois de uma longa experiência profissional que iniciou em 1989.
Colaborou em produções nacionais e estrangeiras, nomeadamente “Amok” de Joël Farges, “El Perro del Hortelano” de Pilar Miró, “La Sirene Rouge” de Olivier Megaton entre outros, especialmente “Belle Epoque” de Fernando Trueba alcançando o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1992.
Como produtor, Fernando realizou vários documentários, como “O Tapete Voador” de João Mário Grilo e “VIEIRARPAD” do mesmo realizador, entre muitos outros em coproduções como “Dos Rivales Casi Iguales” de Miguel Angel Buttini; ou assumir o Departamento de Produção e Produção Executiva em filmes como “Passagem da Noite” de Luís Filipe Rocha, “Lá Fora” de Fernando Lopes, “Noite Escura” de João Canijo, “Lobos” de José Nascimento e a produção portuguesa de “Pai e Filho” do grande mestre russo Alexander Soukurov.A sua actividade académica iniciou-se na Universidade de Évora (Oficina de Produção Cinematográfica 2006/7), e como professor e gestor de projectos na Universidade Moderna. Desde 2007 leciona Estratégias de Produção, Atelier de Produção, Estratégias de Produção de Animação e coordena os Projetos Finais de Licenciatura na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias em Lisboa e também na ETIC, leccionando módulos e workshops. Sempre conciliou a produção cinematográfica com a produção televisiva de ficção e entretenimento, colaborando em diversas séries e formatos.
Fernando desenvolveu e produziu vários projetos de longa-metragem de ficção como “Viriato” de Luís Albuquerque, “Por Onde Escapam as Palavras” do mesmo realizador e essencialmente documentários na Zulfilmes como “Ruy Belo, Era Uma Vez” de Fernando Centeio e Nuno Costa Santos, “Fado” de Sofia de Portugal e Aurélio Vasques, “Gesto” de António Borges Correia, série documental “Puro Fado”, além de produzir 2 Ciclos de Cinema para a Fundação Calouste Gulbenkian (P’ra Rir e P’ ra Rir/ outra vez) e o Ciclo de Cinema Esplendor na Relva no Parque Natural de Monserrate em Sintra.
Divide a sua vida entre ser Produtor de Cinema e Televisão, Promotor/Produtor no caso de Ciclos de Cinema, além da atividade académica. Em 2022 distribuiu “VIEIRARPAD”, um dos documentários portugueses mais vistos do ano, e finalizou a longa-metragem “N2 – A Estrada que Nos Liga”, com estreia prevista para 2024, com excelente percurso em festivais internacionais de cinema, a destacar o Festival Finisterra Bahia/Brasil e Arrábida, onde arrecadou 7 prémios, entre os quais 4 primeiros prémios, um segundo lugar e 2 terceiros lugares. Exibido no Canal 2 da RTP, passando para a RTP1 com 2 exibições, após grande êxito no Canal 2 da RTP e Canais TVCine.
Datas
2024-11-18
Local
Auditório 1
Escola Superior de Artes Aplicadas
Speaker
-
Fernando Centeio