Docentes da ESART lançam obra de referência internacional sobre Design, Música e Artes
Daniel Raposo, João Neves, Ricardo Silva, Luísa Correia Castilho, Rui Dias
Docentes da ESART lançam obra de referência internacional sobre Design, Música e Artes
A Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) tem o orgulho de anunciar o lançamento da obra “Advances in Design, Music and Arts III: 9th International Meeting of Research in Music, Arts and Design”, tem como editores Daniel Raposo, João Neves, Ricardo J. Nunes da Silva, Luísa Correia Castilho e Rui Dias, todos docentes da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico e Castelo Branco e foi publicada sob a chancela da prestigiada editora Springer. Este trabalho resulta das contribuições científicas apresentadas durante a 9.ª edição do EIMAD – Encontro Internacional de Investigação em Música, Artes e Design – um encontro de investigação interdisciplinar realizado em junho de 2024.
Com 1.450 páginas e 105 artigos organizados em dois volumes, “Advances in Design, Music and Arts III” reflete a diversidade e profundidade dos temas debatidos ao longo do evento. Cada volume, através de investigações de vanguarda, aborda áreas específicas, propondo análises inovadoras e soluções para os desafios contemporâneos, quer de natureza global ou quer específicos.
O primeiro volume aborda o Design de Comunicação, Design de Interiores e Produto, Música e o Património como agentes dinamizadores da educação, a qualidade de vida, da inovação da sustentabilidade e da cultura.
Os artigos estão organizados em quatro partes: Design de Comunicação, Cultura e Sociedade; Design de Interiores e Produto; Media Digitais e Media Artes; Música, Património e Cultura.
Já volume II explora o impacto do Design de Moda, Educação em Design, Educação Musical e Artística na promoção da cultura, da inovação e da sustentabilidade, tendo os vários artigos organizados em três temáticas: Moda e Design Têxtil, Sustentabilidade e Identidade; Educação em Design e Abordagens Inovadoras; Educação Musical e Artística, Cultura e Sociedade.
Os diversos artigos que compõem os dois volumes encontram-se alinhados com as Agendas Globais e seus respetivos desafios: como sejam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos na Agenda 2030 das Nações Unidas, que abordam as dimensões sociais, económicas e ambientais do desenvolvimento sustentável. Além disso, o livro Advances in Design, Music and Arts III incorpora os princípios da New European Bauhaus, iniciativa concebida pela Comissão Europeia que promove a criatividade, sustentabilidade e inclusão para transformar a sociedade e aproximá-la dos objetivos do Green Deal. Este enquadramento reforça o compromisso da obra em conectar a investigação científica com os desafios sociais e ambientais contemporâneos.
Este enquadramento demonstra o compromisso da obra em conectar a investigação científica com desafios reais, oferecendo soluções inovadoras e aplicáveis que promovem a sustentabilidade, a inclusão e o desenvolvimento humano.
Mais do que uma simples coletânea de investigações, a obra Advances in Design, Music and Arts III evidencia o papel da criatividade e do pensamento crítico como motores de mudança e explora como o design, a música e as artes podem influenciar positivamente a sociedade, propondo soluções inovadoras e sustentáveis para desafios complexos.
Tal como nas edições anteriores, a obra tem a chancela da prestigiada Springer, editora de renome mundial, sendo publicado np título coletivo” (série) indexado à Scopus, assegurando-se, deste modo, a visibilidade e impacto desta obra junto da comunidade académica internacional.
Com a participação de investigadores de diversos países e áreas científicas, esta obra é um testemunho da relevância do EIMAD como plataforma global para o intercâmbio de ideias e a promoção da investigação interdisciplinar. A publicação reafirma também o papel da ESART/IPCB como um centro de excelência na produção de conhecimento científico e no fortalecimento de redes colaborativas, destacando a relevância das áreas de design, música e artes para o desenvolvimento sustentável e cultural.
A obra está disponível no site da Springer, podendo ser adquirida por instituições e investigadores interessados em explorar o rico conteúdo das suas páginas. Para mais informações, visite: Springer – Advances in Design, Music and Arts III.
Sobre os editores:
Daniel Raposo foi editor de vinte e três livros, autor de três livros, editados e escritos em colaboração com outros investigadores nacionais e internacionais. É Editor Responsável da Convergências – Revista de Investigação e Ensino das Artes, desde 2008 (indexada à Scopus), Editor Associado do The Design Journal (Taylor and Francis e indexado à Scopus) e do InfoDesign Brazilian Journal of Information Design (Sociedade Brasileira de Design da Informação, Brazil, indexado à Scopus); e coorganiza o EIMAD – Encontro Internacional de Investigação em Música, Artes e Design desde 2011.
É designer de comunicação e Professor Coordenador no Instituto Politécnico de Castelo Branco. Tem título de Pós-Doutoramento e grau de Doutor em Design pela Universidade de Lisboa, mestre em Design, Materiais e Gestão de Produtos pela Universidade de Aveiro, licenciado em Design de Comunicação pelo Politécnico de Portalegre e Técnico em Design nível III pela Escola Secundária Nuno Álvares. É investigador do CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design e do Rethink – Grupo de Investigação sobre Design para o Território.
https://www.cienciavitae.pt//en/6911-9356-139E
João Neves é Designer de Comunicação e Professor Coordenador na área do Design de Comunicação no Instituto Politécnico de Castelo Branco – Escola Superior de Artes (Portugal). Licenciatura em Tecnologia e Artes Gráficas (Instituto Politécnico de Tomar), Mestrado em Design, Materiais e Gestão do Produto (Universidade de Aveiro) e Doutoramento em Design (Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa). Investigador desde 2008 do CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa), sendo atualmente Investigador Efetivo na área do Design. Perita da Comissão Técnica 46 (Segurança contra incêndios e símbolos gráficos), Subcomissão 4 (Pictogramas e símbolos de segurança), Grupo de Trabalho 1 (Sinalização de segurança) do Instituto Português da Qualidade. Membro de vários júris, orientador científico e coorientador de várias teses de doutoramento, dissertações, estágios e projetos académicos relacionados com design de comunicação, sistemas de orientação, design de informação, sinalética e sinalização. Apresenta regularmente comunicações e publica em revistas científicas, atas de congressos e outras publicações na área do design. Desde 1998, desenvolve atividade de designer gráfico e é membro (e fundador) da Associação Nacional de Designers (Portugal).
https://www.cienciavitae.pt/portal/501C-0DAE-092B
Ricardo J. Nunes da Silva, é professor-adjunto no Instituto Politécnico de Castelo Branco – Escola Superior de Artes Aplicadas. Doutor em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e pela mesma instituição obteve, respetivamente, a licenciatura e mestrado. Desde 2008, é investigador no ARTIS-Instituto de História da Arte/Centro de Investigação (ARTIS-IHA-FLUL). É ainda investigador na Red Internacional de Investigación Tardogótico, onde, entre 2018 e 2023, integrou a direção desta mesma Rede. Desenvolveu e participou em mais de uma dezena de projetos de investigação científica, quer de âmbito nacional e internacional, nas áreas da história da arquitetura e história da arte (séculos XV e XVI). É membro do Observatório Permanente Sevilla- Lisboa, Centros Artísticos y Capitales de Ultramar (Universidade de Sevilha); membro da Comissão Científica do Centro de Estudos de Cultura, História, Arte e Património – CECHAP. É Revisor científico das revistas ARTIS ON e Convergências – Revista de Investigação e Ensino das Artes. Publicou vários artigos em revistas especializadas, capítulos de livros e livros (como autor e em coautoria). Em 2020, foi distinguido com o prémio, APHA/Millennium José-Augusto França, para a melhor Tese de Doutoramento – Prémio atribuído pela APHA – Associação Portuguesa de Historiadores da Arte.
https://www.cienciavitae.pt/portal/C31C-27E5-5E74
Luísa Correia Castilho doutorou-se em Música e Musicologia na Universidade de Évora com a dissertação intitulada As obras de Manuel de Tavares e o desenvolvimento da policoralidade na polifonia portuguesa do século XVII. Possui o Mestrado em Ciências Musicais, pela Universidade de Coimbra, com uma dissertação sobre a música na Sé de Castelo Branco, uma Licenciatura em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa e o Curso Geral de Canto e Piano, pelo Conservatório Regional de Castelo Branco. É membro integrado do CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical e membro colaborador do Age.comm – Unidade de Investigação Interdisciplinar – Comunidades Envelhecidas. Exerce funções de Professora Coordenadora na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. É membro da Comissão de Ética do IPCB e do CESEM, representante da ESART do GAENEE (Gabinete de Apoio ao Estudante com Necessidades Educativas Especiais) e Vice-presidente do Conselho Técnico-Científico da ESART. Participou em congressos, cursos, seminários e jornadas, nacionais e internacionais, no âmbito da musicologia e da educação. É autora de vários capítulos de livros e artigos publicados em periódicos de referência indexados. Fez parte de projetos de investigação no qual se destaca: Ordo Christi – Património Artístico da Ordem de Cristo entre o Zêzere e o Tejo (séc. XV e XVI) e Textos e vozes perdidas e achadas. Recuperação, reconstituição e recriação de fragmentos de música (c.1100-c.1600). Tem como áreas de interesse: Música, Ensino de Música, Didática da Música, Metodologia de intervenção musical, Musicologia, Iconografia musical, História Local.
https://www.cienciavitae.pt/portal/en/F21A-1D63-D0C6
Rui Dias é compositor, artista multimédia e investigador natural de Braga, onde estudou piano jazz e clássico, completando o curso complementar no Conservatório Calouste Gulbenkian. É licenciado em Composição pela ESMAE-IPP (Porto), onde estudou com os professores Virgílio Melo, Cândido Lima, Filipe Pires e Carlos Guedes. Em 2009 concluiu o Mestrado em Multimédia na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e em 2018 o doutoramento em Média Digitais UT Austin / Portugal com área de pesquisa em computacão musical e geração automática de música.
É docente na Escola de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESART-IPCB), e coordenador da licenciatura em Música Eletrónica e Produção Musical e o mestrado em Produção para Média Digitais. Investigador no grupo Sound and Music Computing (SMC) do INESC-TEC Porto entre 2010 e 2018 e atualmente investigador integrado no centro de investigação Techn&Art do Instituto Politécnico de Tomar.
Apresenta regularmente trabalho artístico como compositor, performer e como programador, tendo como áreas privilegiadas a música eletrónica e electroacústica, a música para dança e teatro, a improvisação e a criação de sistemas musicais e multimédia interativos.
https://www.cienciavitae.pt/portal/EB14-E2B4-28EA