CONCERTO Ópera EURIDISSE-NOS

Atelier de Ópera da ESART
Museu Francisco Tavares Proença Júnior
7 de março às 18H00

A figura de Orfeu está intimamente relacionada com o nascimento da ópera e sobre ela recaíram as atenções de muitos criadores desde o renascimento até hoje. Talvez as visitas mais marcantes ao seu mito sejam as de Monteverdi, Gluck e, por motivos completamente diferentes, Offenbach.
Para este espectáculo pretendeu-se trazer a figura de Euridice, responsável maior pela força do mito de Orfeu e figura, também ela, muito presente na produção operática. Trouxemos connosco a declamação cantada de Monteverdi e a genial subversão de Offenbach. Ambas oferecem, em contexto de ensino, ferramentas de trabalho soberbas na consciencialização dos lugares da palavra no gesto operático. Ambas oferecem, pelo seu contraste, oportunidades únicas de experimentação cénica.
Juntamos-lhes um excerto de Aristófanes onde se planeia, também uma visita ao Hades, a bordo da barca de Caronte. Aqui encontramos o espaço à palavra falada, à escuta, à procura dos sentidos que serão depois a base do canto.
Pelo segundo ano consecutivo trabalhámos em estreita colaboração com o Curso de Design de Moda. Agrada-nos esta possibilidade de estimular uma nova valência de características tão específicas como os figurinos de cena.
Um agradecimento às professoras de canto, Dora Rodrigues e Elisabete Matos pela preciosa ajuda na preparação do repertório e à direcção da escola pelo apoio permanente, em particular a professora Natália Riabova e o Prof. Francisco Pinho. Um agradecimento à Ritornello Associação Cultural pela cedência de elementos cenográficos. Um agradecimento também à Paula Gonçalves pelo socorro logístico e demais funcionários da escola pela forma como facilitam a logística tão particular desta classe. E ao Rogério Ribeiro pela criação da imagem.
Uma última palavra para a Ekaterina, generosa colaboradora com uma abertura de espírito artístico essencial para colaborar com este projecto e para a Cristiana que, pelo simples prazer de fazer música se dispôs a dar o seu contributo à classe.

Concepção e direcção artística
Mário João Alves

Cantores
Ruben Fernandes