
Prémio Jovens Músicos 2025
Estudantes da ESART conquistam prémios na competição
Data
08/07/2025
Na categoria de Música de Câmara – Nível Superior, o 1.º Prémio foi atribuído ao Kodu Percussion Group, constituído por Ismael Gouveia, Jaime Pereira e Miguel Pires, alunos de Mestrado em Ensino de Música (MEM) da ESART-IPCB, da classe de Percussão dos professores Bruno Costa e André Dias.
O Prémio Jovens Músicos é uma das mais prestigiadas competições musicais em Portugal. A categoria de Nível Superior é destinada a candidatos nascidos a partir de 1 de outubro de 1999. Os vencedores do 1.º prémio nesta categoria em edições anteriores não podem voltar a concorrer, e não serão admitidas candidaturas baseadas na média etária dos grupos.
A Rádio e a Televisão de Portugal, através da Antena 2, promoveu em 2025 a 38.ª edição do Prémio Jovens Músicos (PJM), voltado para músicos portugueses, estrangeiros residentes em Portugal há mais de três anos, ou matriculados em instituições de ensino nacionais no ano letivo de 2024/2025.
As provas eliminatórias decorreram entre 7 e 13 de junho na Casa da Música, no Porto, e as finais tiveram lugar de 7 a 11 de julho, nos teatros José Lúcio da Silva e Miguel Franco, em Leiria.
Já nas categorias individuais, Samuel Martins Ferreira, diplomado pela ESART (Licenciatura e Mestrado em Trompa), da classe dos professores Paulo Guerreiro e Luís Vieira, obteve o 3.º Prémio na especialidade de Trompa – Nível Superior.
Na especialidade de Viola de Arco – Nível Superior, a aluna Rafaela Riscado, do Mestrado em Ensino de Música da ESART, orientada pelo professor António Pereira, foi distinguida com uma Menção Honrosa.
Os resultados alcançados pelos estudantes e diplomado da ESART-IPCB refletem a formação artística e pedagógica da instituição. A participação de alunos em várias categorias, com prémios e distinções, destaca o impacto da escola no panorama da música erudita em Portugal.