
Estudantes desenvolvem trabalhos em fotografia e vídeo a apresentar em exposição
ESART promove projeto que une medicina e criatividade inspirado em poema de António Salvado
Data
29/09/2025
A Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB iniciou, no dia 29 de setembro, um projeto interdisciplinar que une ciência e arte, tendo como inspiração o poema “A Dor” do poeta albicastrense António Salvado (1936–2023).
O ponto de partida foi a conferência “A Dor: Perspetivas Médicas e Artísticas”, realizada no Auditório 1 da ESART e conduzida pelo Dr. António Lourenço Marques, pioneiro dos cuidados paliativos na região. A sessão lançou o mote para o trabalho criativo dos estudantes de Design e de Comunicação Audiovisual, que irão desenvolver propostas artísticas em fotografia e vídeo.
O resultado deste processo será apresentado em exposição pública a partir de 7 de novembro, na Biblioteca Municipal António Salvado, no âmbito das XXXVII Jornadas de Medicina na Beira Interior – Da Pré-história ao Século XXI.
Este projeto reflete a aposta da ESART na interdisciplinaridade, promovendo o diálogo entre áreas científicas e artísticas e prestando homenagem a uma das figuras maiores da cultura de Castelo Branco.