Skip to main content

André Silva em orquestras portuguesas e europeias

Trompetista da ESART soma conquistas

André Silva em orquestras portuguesas e europeias

Date
12/02/2026

Na última temporada, André Silva, aluno da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Politécnico de Castelo Branco (IPCB) na classe de trompete dos professores António Quítalo e José Almeida, somou importantes conquistas no panorama orquestral português e europeu.

No primeiro semestre de 2025, o jovem de São João da Madeira, que se encontra a frequentar o segundo ano do curso de mestrado em Ensino de Música, passou a integrar a Nova Filarmónica de Munique, uma das mais respeitadas orquestras semiprofissionais daquela região alemã e que se destaca pela formação de jovens músicos de todo o mundo.

O trompetista da ESART-IPCB foi então selecionado para a lista de reserva da Orquestra de Jovens Gustav Mahler, fundada em Viena, na Áustria, pelo maestro Claudio Abbado e que reúne os melhores talentos emergentes da Europa. Garantiu ainda um lugar suplente no Ensemble Orquestral da Beira Interior, formação sediada na Covilhã e integrada no BEYRA Laboratório Artístico.

Já no segundo semestre do ano anterior, André Silva conquistou a única vaga de trompete disponível na Academia de Orquestra da Real Filarmonia da Galiza, em Santiago de Compostela (Espanha). Foi igualmente escolhido para integrar a Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa, projeto da Orquestra Filarmónica Portuguesa dirigido pelo maestro Osvaldo Ferreira e que junta jovens músicos de todas as regiões do país.

Em termos de prémios, na 16.ª edição do Concurso Internacional de Instrumentos de Sopros de Oliveira de Azeméis, organizado pela Academia de Música de Oliveira de Azeméis, o estudante conquistou o segundo lugar na categoria sénior de trompete.