
Inês Cordeiro e Laura Pereira em intercâmbio na Noruega
Alunas da ESART na Orquestra
Juvenil da Filarmónica de Bergen
Data
4/12/2025
A convite da Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa, Inês Cordeiro e Laura Pereira, estudantes do mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Politécnico de Castelo Branco, na classe de violino dos docentes Augusto Trindade, Alexandra Trindade, Nuno Vasconcelos e Tiago Santos, participaram num programa internacional com a Orquestra Juvenil da Filarmónica de Bergen, na Noruega.
Os ensaios da academia orquestral decorreram entre 7 e 13 de novembro, culminando num concerto no Grieghallen, sala de espetáculos da histórica cidade costeira. O repertório do programa, que assinalou o décimo aniversário da formação com mais de uma centena de músicos entre os 15 e os 25 anos, incluiu o Concerto para Violino e Orquestra em Mi menor, Op. 64, de Felix Mendelssohn, interpretado pelo solista Brage Sæbø, e a Sinfonia n.º 1 de Gustav Mahler, sob direção do maestro Tomáš Netopil, da Orquestra Sinfónica de Praga.
A colaboração entre as orquestras portuguesa e norueguesa, que permitiu a integração de vários instrumentistas lusos nos trabalhos da formação nórdica, surge integrada no Programa de Empoderamento de Jovens Músicos, o qual promove o intercâmbio artístico e pedagógico entre países do Europa Criativa através de ateliês ou programas de mentoria. A iniciativa é apoiada pelo mecanismo financeiro do espaço económico europeu EEA Grants (Islândia, Liechtenstein e Noruega), através do projeto “Orquestras Sustentáveis na Europa”.













