Skip to main content

A Dor: Imagens da Palavra — Exposição multimédia da ESART patente na Biblioteca Municipal

Alunos desenvolvem trabalhos em fotografia e vídeo para exposição

A Dor: Imagens da Palavra — Exposição multimédia da ESART patente na Biblioteca Municipal

Data
07/11/2025

No passado dia 7 de novembro, a Biblioteca Municipal António Salvado foi o palco de um momento cultural marcante. Inserida nas XXXVII Jornadas de Estudo da Pré-História ao Século XXI, foi inaugurada a exposição multimédia “A DOR: IMAGENS DA PALAVRA”, que se propõe como um diálogo essencial entre a Arte e a Ciência.

Esta exposição é, na verdade, o culminar de um projeto interdisciplinar que foi coordenado pelos docentes da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco – Ana Sofia Marcelo, Carlos Reis, Célia Barreto, Isabel Marcos e Neel Naik. O projeto envolveu cerca de 150 estudantes dos cursos de Design de Comunicação e Audiovisual (Licenciatura) e do Curso Técnico Superior Profissional em Comunicação Audiovisual, que materializaram o conceito da exposição.

A fonte de inspiração foi o poema “A Dor”, do nosso (e tão saudoso) ilustre poeta albicastrense António Salvado (1936-2023). Um belo tributo, sem dúvida.

Como em qualquer grande projeto com esta dimensão, houve lugar a reconhecimento. Um júri, composto por Maria de Lurdes Gouveia Barata, António Lourenço Marques e Mário Raposo (RTP), teve a tarefa de avaliar os trabalhos. Após uma apreciação cuidada, foram atribuídos os prémios de fotografia e de curtas-metragens, uma oferta da Câmara Municipal de Castelo Branco que reconhece assim o talento emergente.

Após uma apreciação cuidada, o júri atribuiu os prémios nas categorias de Fotografia e Curta-metragem. Estes prémios foram uma oferta da Câmara Municipal de Castelo Branco, que reconhece e apoia, assim, o talento emergente dos nossos estudantes.

Os grandes vencedores da noite foram:

🏆 Premiados – “A Dor: Imagens da Palavra”

Categoria: Fotografia

  • 1º Prémio: [Ana Rita, Ângela Vicente, Bruna Antunes, Maria Coelho, Maria Eduarda, Mariana Martins, Tomás Bispo]
  • 2º Prémio: [Catarina Lima, Catarina Pereira, Isadora Marinho, Ana Loide Adrião, Manuel José Carvalho, Melany Nascimento]
  • 3º Prémio: [Ana Rita, Ângela Vicente, Bruna Antunes, Maria Coelho, Maria Eduarda, Mariana Martins, Tomás Bispo]
  • Menção Honrosa: [André Paulo, Beatriz Monteiro, José Tadeia, Marcos Afonso, Matilde Oliveira]

 

Categoria: Curta-metragem

  • 1º Prémio: [Ana Adrião, Catarina Lima, Catarina Pereira, Isadora Marinho, Melany Nascimento, Manuel Carvalho]

2º Prémio: [Ana Nogueira, Catarina Santos, Sofia Pinto]

Menção Honrosa: [Leonor Patrício, Maria Cardoso, Guilherme Baptista, Filipe Trindade, Alexandra Fernandes, Francisco, Azrael]

A coordenação do projeto e a ESART felicitam calorosamente todos os premiados e participantes pelo excelente trabalho e pela sensibilidade demonstrada.

O evento foi ainda enriquecido com a exibição do documentário “Amato Lusitano: Ciência e Humanismo”, realizado pelos docentes Carlos Reis, Isabel Marcos e Neel Naik, no âmbito do projeto de investigação do TECHN&ART – Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes.

Para quem não teve oportunidade de estar presente na inauguração, fica a boa notícia: a exposição “A DOR: IMAGENS DA PALAVRA” estará patente ao público até ao próximo dia 21 de novembro.

Últimas Notícias Novidades Atualizações

da ESART