junho 2024
O presente trabalho insere-se no âmbito da unidade curricular de Projeto de Design de Interiores e Equipamento, lecionado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Tem como objetivo apresentar o meu Projeto Final de Licenciatura, com a escolha de uma das vertentes curriculares: Design de Interiores ou Design de Equipamento.
Este projeto será desenvolvido na vertente de Design de Interiores, dada a minha maior experiência e habilidades nesta área. No entanto, ao longo do projeto, também serão desenvolvidos equipamentos de acordo com as necessidades identificadas. A decisão de priorizar esta vertente baseia-se na necessidade urgente que a cidade de Proença-a-Nova apresenta. O objetivo é desenvolver um projeto que satisfaça uma das carências locais e, ao mesmo tempo, aplicar todas as aprendizagens adquiridas ao longo da minha formação académica.
Para o Projeto Final, propõe-se a reabilitação de parte de um edifício com data de restauro prevista para o ano de 2023, no século XXI. O edifício está localizado na Rua de Santa Cruz 91, Proença-a-Nova, Distrito de Castelo Branco, e é composto por quatro pisos. O primeiro piso e o sótão são os alvos da reabilitação, enquanto o segundo e terceiro pisos consistem em apartamentos com tipologias T1 e T2, atualmente em processo de reabilitação.
O edifício é identificado como propriedade privada, e a proposta é reabilitá-lo para criar um Jardim de infância. Essa decisão é motivada pela existência de apenas um infantário do tipo creche em toda a localidade, o qual não atende completamente à demanda observada na cidade de Proença-a-Nova e nos arredores.
Desenvolvido por
Augusta Ngonga
Âmbito
Licenciatura 3º ano / Projeto Final de Curso
Orientadores
Prof. Tiago Rodrigues
Prof.ª Daniela Pedro




