
Márcio Páscoa na ESART
MUSTALKS com palestra sobre análise musical
Date
15/01/2026
No âmbito das MUSTALKS, a Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) do Politécnico de Castelo Branco (IPCB) promoveu a 13 de janeiro a palestra “Performando Tópicos Musicais”, conduzida por Márcio Páscoa, seguida de um colóquio com o docente da Universidade Estadual do Amazonas (Brasil) e investigador do CESEM – Centro de Estudos em Música (Universidade Nova de Lisboa).
Na última sessão do ciclo de conversas em torno da música, o convidado procurou demonstrar como a análise musical pode facilitar a interpretação de uma obra, ajudando o executante na abordagem à peça em causa. Para o efeito, centrou-se na teoria dos tópicos musicais, de Leonard Ratner, isto é, segundo a definição, dos tipos e estilos utilizados em contextos distintos dos originais. Uma metodologia cada vez mais utilizada pelos intérpretes desde que o autor entabulou os critérios nos quais esta se baseia.
Na sua apresentação na ESART-IPCB, que incluiu o recurso a exemplos da música clássica, o professor brasileiro estabeleceu incursões teóricas por Rousseau (estética do sentimento), Sulzer, Mattheson, Rameau (efeitos no corpo da comoção estimulada), Schubart, Scheibe (discussão sobre os estilos), Sulzer (movimento e parâmetros musicais que expressam sentimentos), Abert, Monelle e McCleland (comparação entre ombra e tempesta, e respetivos contextos dramáticos).