Skip to main content

Estudo de Rita Vasco reflete sobre a reabilitação da Igreja de Castelo Mendo

Docente da ESART-IPCB debate Património e identidade local na ICAR 2025

Estudo de Rita Vasco reflete sobre a reabilitação da Igreja de Castelo Mendo

Data
25/09/2025

A comunicação “Memory. Territory. Identity: Heritage Interventions at the Church of Santa Maria do Castelo in Castelo Mendo, Portugal, apresentada por Rita Vasco, docente da Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB, trouxe para o debate da International Conference on Adaptive Reuse (ICAR 2025) a reflexão sobre como a memória coletiva e a identidade local podem orientar estratégias de intervenção em património arquitetónico. O estudo questiona de que forma as práticas de reabilitação podem ir além da preservação material, promovendo uma relação viva entre comunidades e os seus lugares de referência histórica.

A conferência, realizada de 15 a 19 de setembro de 2025, na Universidade de Pisa (Itália), com o apoio da UNESCO Itália, foi dedicada aos desafios contemporâneos da reutilização adaptativa do património. O programa reuniu diferentes perspetivas sobre os modos de restaurar edifícios do passado — desde a valorização da ruína até à introdução de novos usos — sempre numa perspetiva crítica sobre memória, identidade e futuro do património.

O trabalho será publicado em janeiro de 2026 no livro de atas da conferência, em acesso aberto, disponível em formato digital e impresso. A participação da docente reforça a presença da ESART-IPCB em contextos internacionais de investigação e reflexão crítica, contribuindo para a disseminação de conhecimento na área da arquitetura, do design e da reabilitação sustentável.

ICAR 2025

Últimas Notícias Novidades Atualizações

da ESART