Skip to main content

Plano estratégico das Aldeias Bauhaus EUROACE

ESART-IPCB lidera plano estratégico das Aldeias Bauhaus EUROACE

Uma visão transfronteiriça para o futuro rural 

Data
09/07/2025

Três docentes e investigadores do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), Daniel Raposo, Domingues Santos e João Neves, são autores do Plano Estratégico das Aldeias Bauhaus EUROACE (2023–2030), apresentado publicamente no dia 3 julho de 2025, em Arronches.

Este é mais que um plano, é um convite à ação. Apresenta um modelo de desenvolvimento mais participativo, criativo e sustentável, combatendo o despovoamento e promovendo a coesão e inovação social que pretende transformar o território rural da euro-região EUROACE (Região Centro e Alentejo, em Portugal, e Extremadura, em Espanha), ligando o urbano ao rural, o ambiente à comunidade. A proposta servirá de base para candidaturas à 8.ª Convocatória do Programa Interreg POCTEP, no âmbito da cooperação transfronteiriça em zonas não urbanas.

Ambos os territórios abrangidos incluem 105 municípios espanhóis e quatro concelhos portugueses, com cerca de 365 mil habitantes em Espanha e 28 mil em Portugal. Este é um novo caminho para transformar este território transfronteiriço num espaço mais sustentável, habitável e atrativo.

O plano segue os três princípios da Nova Bauhaus Europeia — Sustentabilidade, Estética e Inclusão — e está alinhado com o objetivo da UE de aproximar os cidadãos do território. As Aldeias Bauhaus EUROACE funcionarão como projetos-piloto, onde serão testadas soluções inovadoras e sustentáveis em rede com outros municípios.

As três áreas-chave das estratégias são:

  • Estética: ativar uma nova vivência e fruição do lugar e integrar os stakeholders num processo de transformação positiva dos territórios;
  • Sustentabilidade: Transformar processos lineares em circulares, promover o restauro e a expansão de paisagens edificadas e naturais;
  • Inclusão: Reforçar a inclusão social, fomentar o diálogo multicultural, o sentimento de coesão territorial e pertença, transformando acessibilidades e criando redes e sinergias entre pessoas e comunidades.

O evento de apresentação contou com representantes de entidades portuguesas e espanholas, incluindo João Carlos Crespo, Presidente da Câmara Municipal de Arronches; António Ceia da Silva, Presidente da CCDR Alentejo, I.P.; Alexandra Rodrigues, Vice-Presidente da CCDR Centro, I.P.; María Ángeles Muriel, Diretora Geral de Desenvolvimento Rural da Junta de Extremadura; Maria Rosa Ramos Cotrina, Diretora Geral de Financiamento Autonómico e Fundos Europeus da Junta de Extremadura; e Belén Muñoz Briongos, Autoridade de Gestão do Programa Interreg POCTEP 2021-2027. A apresentação foi conduzida pelos professores João Neves e Daniel Raposo.

O plano resulta de um processo participado com contributos locais e regionais, e propõe projetos concretos de regeneração territorial. Integra áreas como habitação, energia, património, turismo, mobilidade, bem-estar e economia social, sempre com a visão de criar aldeias mais sustentáveis, belas e inclusivas..

Últimas Notícias Novidades Atualizações

da ESART