Skip to main content
Prof. Adjunto, Especialista

António Carrilho

antonio.carrilho@ipcb.pt

António Carrilho é simultaneamente um intérprete virtuoso de flauta de bisel, pedagogo e
director musical. Apresentou-se como solista com as orquestras Gulbenkian; Sinfónica
Portuguesa; Metropolitana; OrchestrUtópica; Divino Sospiro, La Nave Va, La Paix du
Parnasse e Os Músicos do Tejo. Internacionalmente, também se apresentou com a Orquestra
Barroca de Nagoya (Japão), Orquestra Barroca da Amazônia (Brasil) e o Concerto Balabile
(Países Baixos). Premiado no Concurso Moeck Recorder Solo Competition no Reino Unido
em 2001 e Solo Recorder Competition of Haifa em Israel em 1999. ADirigiu cantatas de
Bach e Telemann, e as óperas “Dido e Eneias” e “The Fairy Queen” de Purcell, “La Descent
d'Orphée aux Enfers” de Charpentier, “La Serva Padrona” de Pergolesi, “ La Dirindina” de
Scarlatti, “Don Quichotte chez la Duchesse” de Boismortier, “Venus e Adonis” de John Blow,
“Arlechinatta” de Salieri, “Orfeo” de Monteverdi e “Orfeo e Eurydice” de Gluck. Dirigiu a
estreia de “Cortes de Júpiter” com texto de Gil Vicente e música de Filipe Raposo, no Centro
Cultural de Belém.
Carrilho gravou para as etiquetas Naxos, Encherialis, Numérica, Musik Fabrik, bem como
para o Ministério da Cultura da Amazônia (Brasil), Arte (França). Tem em mãos um recital
solo de Bach para Codax, com obras transcritas e adaptadas pelo próprio.
Organiza os Cursos Internacionais de Música Antiga da Casa de Mateus, tendo ministrado
cursos e seminários na Holanda, em Espanha, na Alemanha, nos Estados Unidos da América,
em Itália, na Índia, no Japão, no Brasil e na Austrália.
Dedicado à inclusão da música contemporânea no seu repertório, estreou inúmeras obras
como solista, em contexto camaristico ou como solista com orquestra.
É director artístico e musical de La Nave Va, assim como é director musical de La Paix du
Parnasse (Espanha) - membro da associação ”Grupos Españoles de Música Antiga” e faz
parte dos agrupamentos Syrinx : XXII - membro da associação “Chamber Music America”;
Syrinxello; Borealis Ensemble, apresentando-se como solista ou director musical em
importantes festivais na Europa, América, Oceânia e Ásia.
Gravou para as etiquetas: Encherialis; Numérica; Naxos; Secretaria de Estado de Cultura
do Estado do Amazonas; DGartes/ MPMP; portugaler; dialogos; Arte France/ RTP.
Destacam-se as gravações do concerto para flauta e orquestra de Nuno da Rocha, a
gravação da Suite concertante para flauta e cordas de Sérgio Azevedo, assim como a
gravação da obra integral de Bartolomeu de Selma y Salaverde com o agrupamento
japonês Antonello. Gravou para a mpmp com a orquestra Divino Sospiro a gravação do
concerto para flauta e orquestra de Nuno da Rocha. Vai lançar com Syrinx: XXII um cd na
estiqueta francesa Musik Fabrik e, a solo, Bach semper Bach na etiqueta Codax, um projecto
apoiado pela GDA (apoio à Edição Fonográfica de intérprete) e pela Fundação da Casa de
Mateus.
Ministra Masterclass Cursos Internacionais de Música da Casa de Mateus (também com o
cargo de director pedagógico) , tendo orientado cursos e estágios em países como
Portugal, Austrália, Holanda, Espanha, Alemanha, Itália, Índia, Japão e Brasil.
Para além das suas performance e masterclass, Carrilho é professor na Esart - Polytechinic
University - , leccionando flauta de bisel e música de câmara. Doutorado em Design pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, com a tese “La letra como signo de identidad visual corporativa: Codificación y descodificación visualdel sistema de identidade, concluiu Pós-Doutoramento em Design na mesma universidade. Mestre em Design, Materiais e Gestão de Produtos pela Universidade de Aveiro, onde apresentou a dissertação intitulada "Gestão da Identidade Corporativa: do signo ao código". É licenciado em Design de Comunicação, especialidade em Design Gráfico e Publicidade, pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Portalegre e Técnico em Design nível III pela Escola Secundária Nuno Álvares. É investigador do CIAUD - Centro de Investigação em Arquitectura, Urbanismo e Design e do Rethink – Grupo de Investigação sobre Design para o Território.
Editor e autor de livros e artigos científicos com indexação Scopus e WoS. Editor Chefe da Convergências – Revista de investigação e ensino das artes e Editor Associado da InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação, no Brazil e do Design Behaviors Journal, Coreia do Sul e EUA.
Membro da organização de conferências científicas internacionais sobre design, Reviewer de revistas e congressos internacionais.